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O "Meinho" para pensar?



O “meinho” é provavelmente o exercício mais comum no processo de treino de futebol e pelas suas características oferece ao treinador um enorme leque de soluções não só a nível de objectivos mas também de progressões e adaptações.

Apesar de ser muitas vezes associado ás questões da posse de bola, é um exercício que pode ser utilizado como exercício de aquecimento para activação, o "meinho" ou a "rabia" para a descompressão, e também associado a questões de processo defensivo como a pressão ao portador da bola, reacção á perda, contenção e coberturas, entre outros objectivos que o treinador deseje colocar.

Neste artigo, venho dar ênfase ao processo ofensivo e às possibilidades que o “meinho” permite ao treinador na sua aplicação. Acredito que como treinador não me é possível criticar os exercícios, até porque estando fora do processo de treino e não sabendo os objectivos que foram propostos, apenas a nossa avaliação no momento pode levar a uma leitura errada da situação. Contudo, creio que com algumas experiências e vivências e com o excesso de informação ou de “modas” que existem, o “ meinho” é muitas vezes usado e poucas vezes pensado.

Venho então partilhar uma forma de utilizar os “ meinhos” na formação, sendo uma opinião pessoal e não uma verdade absoluta, mas acredito que pode levantar algumas questões para os treinadores reflectirem.

O “meinho” é um dos meus exercícios preferidos na formação porque permite ao jogador, com maior ou menor complexidade, ter um enorme número de repetições de tomadas de decisão tanto com bola como sem bola de uma forma aproximada ao jogo.
 Logo, quando assumimos que este é o objectivo para a sua utilização vamos a 2 de critérios que considero fundamentais: 

Limitação de toques?

Não devemos limitar o número de toques dos jogadores porque vamos influenciar a sua capacidade de criar.
Eu percebo a questão da velocidade de decisão e de execução, mas na formação principalmente, a aplicação de uma limitação a ½ toques quando o principal objectivo é a posse de bola vai levar a muitas tomadas de decisão erradas, pois não vão estar preocupados com qual era a melhor opção, o melhor colega posicionado ou até qual o espaço que estava livre para ser usado, mas sim preocupados com o facto de só poderem dar 1 toque.

A velocidade de decisão e execução deve ser estimulada através da repetição de boas e más decisões e o respectivo feedback da nossa parte para implementar no jogador a compreensão e o conhecimento das situações.

O “meinho” deve ser feito numa estrutura rectangular!

Se o campo de futebol é rectangular e o nosso objectivo é usar os exercícios como uma progressão para o jogo, a estrutura não pode ser em quadrado. O “ meinho deve ser feito numa estrutura semelhante ao campo de futebol, adaptando as dimensões ao nível de capacidade dos  nossos jogadores, mas mantendo a sua génese de estrutura permite ao treinador colocar os jogadores no exercício em posições ou ocupações semelhantes ao jogo, e assim eles experimentarem esses mesmos momentos e problemas. 

Utilizar a estrutura rectangular permite ao treinador ter 1 jogador de frente para o jogo, 2 jogadores a simular desmarcações no corredor lateral e o outro jogador a dar linha de passe em profundidade de costas para a baliza, muito semelhante a diversas situações de decorrem no jogo.


Vou então dar o exemplo das progressões que podemos utilizar principalmente nas primeiras etapas de formação e os seus respectivos objectivos.

1ª ProgressãoPasse curto e Desmarcação



  • Organização por posições
  • Superioridade numérica para ter diversas soluções com bola
  • Identificação dos espaços livres com desmarcação  sem bola para a criação de linhas de passe
  • Utilização do passe curto pelos corredores laterais e de seguida procurar o espaço livre para jogar( Defesa/ Lateral/ Avançado)
  • Maior probabilidade de sucesso na tomada de decisão

2ª ProgressãoIntrodução do passe em profundidade



  • Maior complexidade com a introdução de 2 defesas e ocupação de espaços
  • Introdução da possibilidade de passe em profundidade/ longo entre defesa/avançado e avançado/defesa 
  •  Identificação de quando jogar em profundidade pelo corredor central ou em largura pelo corredor lateral
  • Desmarcações constantes por parte dos  laterais para dar apoio tanto no " sector ofensivo" como no "sector ofensivo"

3ª Progressão
Introdução do Médio Centro



  • Introdução do Médio Centro e das suas funções de procurar espaços interiores sem bola e identificar as melhores soluções com bola
  • Identificação de quando jogar pelo corredor central/ corredor lateral e jogar curto/longo
  • Maior complexidade em todas as soluções de passe o que leva a uma maior velocidade de tomada de decisão e execução


Apesar de o "meinho" estar organizado por posições, todos os jogadores devem experimentar as diversas posições e as suas respectivas especificidades.


Partilhem as vossas opiniões e os vossos "meinhos", lembrando como disse anteriormente que  o que enriquece o exercício de treino é as condicionantes e os objectivos que os treinadores idealizaram para ele. O único exercício errado é o que foi usado e não foi pensado!


Bons Treinos,
PoT


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